18 março 2024

Aula GO apresenta seu projeto de convivência no México

Noticias

Mayte Ortiz, Diretora Geral da Fundação SM, explicou que este projeto é possível porque a editora SM dedica os lucros obtidos à formação, investigação e projetos socioeducativos da Fundação SM.

Os jovens selecionados da Aula GO apresentaram o projeto Plano de Convivência para escolas Ibero-americanas realizado no Instituto Roberto Montes de Oca (IRMO), no México. Vindo do Brasil, Espanha, Equador e República Dominicana, os participantes desta segunda edição da Aula GO foram treinados durante um ano inteiro para promover este projeto socioeducativo que visa melhorar a convivência escolar no ambiente ibero-americano. Os participantes foram calorosamente recebidos por todo o IRMO localizado em León de los Aldama, México.

O projeto Aula GO foi apresentado na quinta-feira, 14 de março, no Fórum Cultural Guanajuato, Auditório Mateo Herrera, na cidade de León, e na sexta-feira, 15 de março, na sede da editora SM, na Cidade do México.

Este Plano de Convivência também ajudará os participantes a implementar o que aprenderam nos seus países de origem. O objetivo desta edição da Aula GO é promover e dinamizar as relações escolares, transformando os centros educativos em escolas que cuidam. A experiência pretende servir de base para que posteriormente possa ser replicada nos centros de ensino de onde provêm os professores. Aqui oferecemos uma prévia, mas em breve você poderá ver a programação completa.

A apresentação realizada no Auditório Mateo Herrera de León (Guanajuato) contou com as intervenções de Alfredo Ling Altamirano, Delegado da Região III em León, Governo do Estado de Guanajuato; além da Irmã Catalina Barreras Limón, Diretora do Instituto Roberto Montes de Oca; Carmen Betanzos Yáñez, Coordenadora da Rede Educativa da Conferência de Institutos Religiosos do México (CIRM); Mayte Ortiz Vélez, Diretora Geral da Fundação SM, e Cecilia Espinosa Bonilla, Diretora da Fundação SM no México.

A exposição realizada na Cidade do México contou com intervenções de Fernando Revilla Gabari, Diretor Geral da SM México; Mayte Ortiz Vélez, Diretora Geral da Fundação SM; Cecilia Espinosa Bonilla, Diretora da Fundação SM no México, e Carmen Betanzos Yáñez, Coordenadora da Rede Educacional da Conferência de Institutos Religiosos do México (CIRM).

Esta é uma oportunidade para os jovens não só receberem formação, mas também terem a oportunidade de lançar um projeto educativo de forma colaborativa.

Durante a apresentação, foi destacado que são necessários 44 milhões de professores no mundo para poder cobrir o ODS 4 definido pela ONU e UNESCO para 2030. “É uma profissão difícil, tanto para escolhê-la como para desenvolvê-la, desde 25 % dos jovens da América Latina que decidem ingressar nesta profissão a abandonam antes dos 5 anos”, explicou Mayte Ortiz, Diretora da Fundação SM, durante seu discurso, destacando que a UNESCO convidou a Fundação SM, juntamente com outros 160 países , para trabalhar e analisar o que está acontecendo.

Não podemos cair no pessimismo. As condições são difíceis. Há países com mais de 200 crianças por sala de aula, faltam recursos e apoio institucional, mas é hora de pensar no que temos que fazer e olhar para os dados encorajadores

“Os últimos estudos que fizemos na Fundação SM refletem o enorme valor que os jovens atribuem à educação. É uma das três coisas mais apreciadas por eles, junto com a família e a saúde. Mas há mais”, destacou, sublinhando que os professores que ingressaram recentemente na profissão a escolheram porque gostam de ensinar (24%), pela sua vocação (23%), mas, no caso do México, porque querem mudar o mundo em primeiro lugar (25%). “Esta é uma lição para todos os outros países. Acima da vocação ou porque gostam de ensinar, no caso do México, querem transformar o mundo. É aí que se enquadra este projeto da Aula GO.”

Esse é um projeto que ganha vida, porque esses jovens são movidos pela paixão. Eles e nós somos movidos pela paixão de ensinar, de acreditar, de crescer, de ser uma rede

Mayte Ortiz explicou ainda que este projeto é possível porque a editora SM destina os lucros obtidos aos projetos de formação, investigação e socioeducativos promovidos pela Fundação SM.

Por sua vez, Carmen Betanzos garantiu que foi um dia especial porque os jovens apresentaram o seu projeto, mas “um projeto que ganha vida, porque estes jovens são movidos pela paixão. Eles e nós somos movidos pela paixão de ensinar, de acreditar, de crescer, de ser uma rede. Na Rede de Educação dizemos que o que nos torna redes são os elos, os nós, como numa rede de pescador em que os laços são flexíveis, não sufocam, não apertam. Eles se abraçam, mas não se penduram. Isto é o que esses jovens me ensinaram. “Criamos uma rede”, destacou. “Queremos agregar e criar uma rede”, garantiu, destacando a intenção de que o Programa de Convivência desenvolvido pelos jovens da Aula GO para a Ibero-América seja proposto a 11 escolas, com 2.200 alunos e 200 professores, 80 diretores e mais mais de 2.000 famílias. “Esses jovens serão nossos tutores para que tenhamos mais escolas que cuidem, e também um México melhor e um mundo melhor. Somos uma rede e esta é a nossa força”, assegurou.

Cecilia Espinosa, por sua vez, destacou o esforço intercultural e intergeracional dos jovens, que trabalharam remotamente grande parte do tempo. “Sabemos que este é o começo. Esta proposta é partilhá-lo, fazê-lo crescer e fazê-lo avançar, trabalhando em rede como têm feito até agora”, afirmou, sublinhando como o projeto de intervenção educativa foi desenvolvido durante um ano inteiro.