18 fevereiro 2024

Fundação SM leva Projeto Biblionautas para Boituva

Noticias

Centenas de crianças da rede municipal do município paulista de Boituva terão acesso à metodologia de leitura dialógica, por meio do Projeto Biblionautas 2024.

A Fundação SM (FSM) deu início a mais uma edição do Biblionautas, projeto destinado a dar formação a crianças entre seis e dez anos por meio da literatura. “Mais do que a leitura, o Biblionautas estimula a criança em idade escolar a estabelecer um diálogo com a obra e aguçar a leitura crítica”, destaca a gestora da Fundação SM no Brasil, Érica Carvalho.

Por meio desta leitura dialógica, conduzida por voluntários, o aluno conhece a obra, os personagens e o autor, assim como aspectos da realidade, fazendo conexões com a cultura e o momento.

A primeira etapa do Biblionautas2024 deu-se no último dia 22 de janeiro, em Boituva, município paulista a 111 km da Capital. Da sessão especial, participaram a gestora Érica Carvalho e o responsável pela área de Literatura da SM Educação, Carlos Eduardo Braga.

Aos trinta educadores participantes, foram compartilhadas as diretrizes do atual Relatório da Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, da Unesco. Da mesma forma, eles receberam as linhas gerais do programa e a metodologia da atividade.

A atuação do Biblionautas junto à rede municipal de Boituva tem se dado, desde 2023, por meio do Caena, iniciativa que oferece atividades extra-curriculares no período contra-turno das escolas.

No ano passado teve início o “piloto” do projeto para a cidade. “A implantação se deu a partir da importante parceria da FSM com a Prefeitura Municipal de Boituva, através da Secretaria da Educação do Município”, lembra Érica Carvalho.

Naquele momento, a proposta foi apresentada ao prefeito Edson José Marcusso “que, prontamente, a encampou e a levou até a Secretária da Educação, Prof. Vilma M. A. Soares”, explica a gestora da FSM.

Engajamento da comunidade

A Secretária da Educação Vilma Soares, por sua vez, destaca a importância do Biblionautas como recurso pedagógico alinhado com o Plano Nacional de Educação e com o propósito de transformar cada aluno em “cidadão crítico e autônomo, que reflita sobre a realidade que o cerca, com apresentação de possíveis soluções”.

“O êxito da iniciativa vem desde a implantação do projeto-piloto, com a adoção dos livros propostos pela FSM para as diferentes turmas”, observa a Secretária. Vilma Soares lembra que tal formação contribui para que a criança e o jovem apresentem melhores resultados na aprendizagem como um todo.

“O projeto Biblionautas é extremamente positivo para todos os que participam, entre alunos e educadores”, salienta a diretora do Caena, Profa Ângela Camargo.

As atividades começaram, no ano passado, pela unidade da região Centro (320 alunos). “Já estamos trabalhando para que a iniciativa se estenda às demais unidades: Kids (com 120 crianças), Novo Mundo (340 alunos) e Barbosa (69 participantes), totalizando perto de 850 crianças”.

Ângela Camargo destaca ainda: “Trabalhar com a leitura dialógica com as nossas crianças, por meio da literatura, vai ao encontro da proposta do ‘Cantinho da Leitura’ que implantamos recentemente”.

Na prática

De fato, a gestora da Fundação lembra que os livros usados pelos alunos participantes são doados pela FSM. “Elegemos livros de literatura, voltados para o público infanto-juvenil. Eles acompanharão as crianças nos encontros mensais do Biblionautas ao longo do ano e ficarão disponíveis para compor o acervo da instituição”.

Assim, a unidade recebe os exemplares e vai montando ou complementando o seu próprio acervo. Com encontros previstos para se iniciarem no próximo mês de abril, o projeto entra agora à importante fase de captação de recursos. “O Biblionautas começa a ser formalmente apresentado às empresas locais para que também abracem esta causa, que une cultura e cidadania”.